quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

DEFESA




DEFESA
""" Se tens a consciência trânqüila no cumprimento do próprio dever, guardas em ti mesmo cidadela e refúgio.
Não te percas em conflitos inúteis, nem te emaranhes nas explicações infindáveis.
Acusado de mistificador, responde com o devotamento à verdade.
Acusado de malfeitor, responde fazendo o bem.
Por todas as culpas imaginárias em que te cataloguem o nome, oferece por resposta a prestação de serviço.
O fruto revela a árvore. A obra fala do homem.
Quem te provoca, através do escárnio, mostra-se mal informado ou doente; e quem te fere, através do insulto, traz consigo pensamentos ele ódio e destruição.
Não lhes sanarias o mal à força de palavras somente.
Dá-lhes a conhecer a própria rota no trabalho edificante que realizas e a Luz Divina inspirar-te-á o verbo justo, no instante certo.

Meditando sobre a atitude do Cristo, ao deixar justiçar-se, nos tribunais terrenos, ante a sanha dos cruéis detratores que o içaram à cruz, somos induzidos a pensar que o Mestre – centralizando-se nas construções da Vontade do Pai – teria agido assim por ter mais que fazer que gastar tempo em defesas desnecessárias."""

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Hoje e sempre devemos ser gratos a Deus por sua infinita Misericórdia, Graça e Amor. E por tanto agir em nossas vidas, um agir de bondade, de refrigério, de ensinamento, para que possamos sempre aprender e prosseguir nessa caminhada...

Nos últimos dias tenho passado grandes conflitos, que de certa forma tem tentado me tirar a paz, e tranquilidade, saindo de um foco de paciência e mansidão, para sentimentos de raiva e indignação por pessoas que tentam fazer o mal, apontar o dedo, fazendo fofocas, trazendo inverdades contra vidas alheias, sem conhecer do que falam, e machucando pessoas por imaturidade / meninice ou por sentimentos ruins, tais como inveja, ciúmes e outros males da alma (mente).

Pela manha, busco um livro para meditação, e encontrei o texto acima em vermelho... que 2 coisas simples ensinam...:

1° quanto a defesa, quanto a revolta por ficar sabendo de tantas conversas,... Não há o que mais tentar responder... Não se combate mal com o mal...  E não há necessidade de explicações infindáveis que em nada acrescentará ... Tem coisas que devemos calar e deixar o tempo cuidar de tudo... ou mesmo calar por simplesmente não haver mais nada a se falar... ou mesmo calar para que possamos não mais acrescentar mais dores ais já existentes, ou mesmo calar para parar de dar importância aquilo que nem é tão importante assim... pois existem tantas coisas a se fazer...  A busca do bem estar, da saúde... a busca de melhorar a si mesmo e ajudar o próximo...  Se faz necessário calar, para que todos vençam... ao invés falar e todos percam.  Foi assim com o mestre Jesus, coisas mais importantes a fazer havia, do que mostrar sua própria defesa, pois ele já sabia o resultado, o caminho a seguir por Amor a todos... E muitas vezes tentando nos defender por amor a nós mesmos, por egoísmo ao invés de simplesmente calar por amor ao próximo... e nisso, após uma “tapa na cara” recebido por luvas brancas e brandura do vento, com delicadeza e Amor do Eterno, decidi que devo procurar calar-me e aquietar-me, brigando contra meu próprio sentimento de raiva e indignação, e optando pelo sentimento de misericórdia e Amor pelo próximo, pois deste mesmo sentimento fraterno e imensurável preciso, e creio que da forma que somos consolados precisamos consolar, aquilo que queremos pra nós é o que devemos desejar ao próximo, sem trocas ou barganhas com Deus, mas simplesmente por entender no caminho do aprendizado (muitas vezes árduos), o melhor que ele quer de nós.

2° e não menos importante, é entender que o Evangelho é simples, os ensinamentos do mestre são verdades e podem ser encontrados em tudo a nossa volta: Na natureza criada pelo Eterno, em ensinamentos do bem, sejam eles de religião protestante, católica, budista, espírita e/ou tantas outras que tentam trazer a consciência de vida e ensinamentos da pratica do bem para todos nós.  No que diz respeito ao Evangelho de Jesus, observo em todo o cristianismo, ou seguimentos e/ou religiões que tentam nos mostrar Jesus, que todas tem muito a nos ensinar... E não estou aqui defendendo dogmas, práticas ou crenças de nenhuma religião... mas simplesmente observando o ponto que nos une, que deve ser sempre maior do que o que pode tentar nos separar... No caso do texto acima em vermelho, por nome DEFESA, li pela manha no “Do livro Palavras de Vida Eterna. Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier” que deixei para citar no final, para que aqueles que são mais radicais da área protestante possam o ler, pois, talvez se tivessem lido no início quem era o autor,  iriam para a leitura apenas por separação de crenças ou dogmas, e crendo que as palavras são do bem, e desejando que fossem lidas, pelo olhos de amor, sem regras de religião, deixei para citar o autor no final.

Gostaria também de mencionar que o acima mencionado, diz respeito a mim, fala de mim mesmo, e que por testemunho coloquei em meu blog “O Simples Evangelho” na esperança, que passando alguém por algo semelhante possa ser ajudado, assim como eu o fui, obrigado. 

By Leo Albuquerque XICO