segunda-feira, 21 de julho de 2014

O CASAMENTO





Assim penso, e sempre menciono o casamento de Isaque e Rebeca como um dos mais lindos textos da bíblia, e o texto é bem claro, no livro de Gênesis cap.24 v.63-67.

63 - E Isaque saíra a orar no campo, à tarde; e levantou os seus olhos, e olhou, e eis que os camelos vinham.
64 - Rebeca também levantou seus olhos, e viu a Isaque, e desceu do camelo.
65 - E disse ao servo: Quem é aquele homem que vem pelo campo ao nosso encontro? E o servo disse: Este é meu senhor. Então tomou ela o véu e cobriu-se.
66 - E o servo contou a Isaque todas as coisas que fizera.
67 - E Isaque trouxe-a para a tenda de sua mãe Sara, e tomou a Rebeca, e foi-lhe por mulher, e amou-a. Assim Isaque foi consolado depois da morte de sua mãe.

Nos tempos de hoje principalmente com tantas regras criadas por homens, com tantas diferenças entre si, com tanto domínio, acredito que o casamento simples que tínhamos no passado, desde o início da criação até os tempos de Jesus, foi a cada dia perdendo sua essência, e virando rituais que nada tem haver com a simplicidade da união de 2 pessoas que se casam com o coração.

Naquela época, não existia rituais ou cerimônias religiosas, muito menos documentos para o casamento. E vale lembrar que o único documento que existia era documentos para separação, seja por repúdio ou por divórcio (isso é outra história....).

Voltando ao casamento, a cerimônia era um momento festivo onde familiares e amigos se reuniam publicamente para festejar uma união e para dar graças a Deus e abençoar o casal, e nunca para mostrar autoridade para casar ninguém, pois ninguém a tem. Até na época de Jesus, assim eram as festividades, ele mesmo foi convidado para uma grande festa de casamento (aquela que Ele transformou água em vinho) e a festa foi linda, e não há relatos nem perto dos tipos de casamentos realizados hoje.

No exemplo de Isaque e Rebeca, eles não esperaram nem a festa. Ao se encontrarem o coração foi mais forte, e ele a levou para tenda de sua mãe a tomou como mulher, casando-se naquele momento, pois com o coração se uniram.

Respeito usos e costumes de cada comunidade, cada época, mas é fato que 2 pessoas quando se amam, e querem se casar o fazem por decisão própria, e em amor, e não existe pessoa que tenha autoridade espiritual nenhuma pra casar ninguém. Tal consagração é feita em Amor ligados ao Pai Eterno que respeita as nossas decisões e sempre nos guiará em amor, e nos ajudará com graça e misericórdia todo tempo.

Outro ponto, é o ato civil, onde o casamento é de acordo com cada país e suas respectivas leis, e tem seu valor para garantir direitos e deveres de acordo com legislação em vigor. 

Mas, relação ao celebração como prática “religiosa”, o que a comunidade local, parentes, amigos, lideres devem fazer é abençoar e celebrar sempre, agradecendo a Deus pela vida daqueles que se unem. E não há ninguém maior que ninguém para fazer isso! Todos os filhos de Deus, podem e devem orar e abençoar e agradecer, uns pelos outros, isto inclui uma celebração de casamento.

O assunto é polêmico mesmo, e feri muitos pensamentos, mas devemos ser livres para pensar, e principalmente pra sermos felizes.  E estarei sempre a disposição para aqueles que tem dúvidas ou sofrem sobre este assunto, pois em muitos lugares pessoas são escravizadas por leis "ditas espirituais" que são apenas regras humanas ou no mínimo costumes, que ao meu ver estão distantes do entendimento do verdadeiro Amor e liberdade em Cristo Jesus..



By Leo Albuquerque XICO